Apogeu News

O APOGEU em destaque
Você sabe o que é o Projeto Político-Pedagógico?

Você sabe o que é o Projeto Político-Pedagógico?

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é uma importante ferramenta de planejamento e avaliação da escola. Trata-se de um documento com os objetivos e metas que se quer alcançar e os sonhos que se deseja realizar.

O conjunto dessas aspirações, bem como o meio para concretizá-las, dá vida ao PPP!

Por isso, a Rede de Ensino APOGEU vai captar a opinião de toda a comunidade escolar (famílias, alunos, professores e funcionários) sobre os aspectos envolvidos na Educação. As informações coletadas serão avaliadas e servirão para a reestruturação do Projeto Político-Pedagógico da rede.


Abaixo, o Diretor Geral do APOGEU, Makerley Arimatéia, explica sobre o projeto e esclarece a importância da participação de toda a comunidade escolar. Confira:

 

1 - Como o PPP pode contribuir para o aprimoramento do que já foi desenvolvido até hoje e ajudar a alavancar o crescimento da Rede de Ensino APOGEU?

[Makerley Arimatéia] - Estamos vivendo hoje em um mundo que está em plena transformação e isso, claramente, afeta o nosso sistema educacional e demanda às escolas novos espaços e cenários de aprendizagem. Cada vez mais o desenvolvimento apenas da inteligência cognitiva não será suficiente. Precisaremos ser capazes de agir diferente e assumir outras posturas. Nesse sentido, para atingirmos o nosso SONHO GRANDE, é necessário repensar a nossa educação sempre em busca da excelência na qualidade de ensino, mas nunca esquecendo que o nosso sonho é TRANSFORMAR VIDAS.

 

2 - Por que é importante a participação de toda a comunidade escolar?

[Makerley Arimatéia] - Nesse novo contexto em que vivemos, antes de imaginar qualquer mudança, precisamos de uma reforma de pensamento. Se queremos desenvolver cidadãos críticos e participativos, precisamos ser exemplo. Por isso, a Rede de Ensino APOGEU convida toda a sua comunidade escolar a participar do processo de reconstrução do PPP.  Para nós, é importante ouvir alunos, professores, funcionários e famílias. Queremos entender as diferentes perspectivas, com o intuito de criarmos um documento vivo, que faça sentido para todos e que esteja atrelado às necessidades do atual contexto.

 

3 - Quais são as etapas para a reconstrução do PPP e como a comunidade escolar poderá participar? 

[Makerley Arimatéia] - Nós já tivemos as etapas de estudo – das principais referências teóricas e práticas – e de planejamento, que serviram de base para a estruturação da atual etapa: coleta de informações.

Por meio de questionários online, específicos para cada ator da comunidade escolar, estaremos coletando as informações até o dia 20 de agosto. Todos receberão os links dos questionários por meio dos nossos mecanismos de comunicação. Os questionários serão anônimos e contamos com a participação de todos.

Além dos questionários, teremos encontros presenciais, nos quais privilegiaremos a aplicação de metodologias ativas que possibilitem a construção de conhecimento coletivo. Os encontros presenciais serão realizados no mês de setembro.

 Após a coleta dos dados, iniciaremos um processo de consolidação das informações e nossa perspectiva é que o PPP seja totalmente implantado em 2019.

                                                                                                              

4 - Quais são os principais objetivos que a Rede pretende alcançar com o PPP?

[Makerley Arimatéia] - O nosso objetivo é construir um documento que traduza o que a Rede de Ensino APOGEU tem como proposta em relação ao seu currículo, à sua forma de gestão e organização das práticas pedagógica e, principalmente, o diagnóstico da situação atual com a perspectiva de onde se deseja chegar. Contudo, não queremos que este documento seja estático, ele precisa ser vivo e eficiente, com um planejamento a ser executado e avaliado.  

 

“Foram 17 anos até aqui! Anos de muita história e resultados, construídos a muitas mãos, de maneira artesanal, mas com muita dedicação. Conseguimos colocar em prática um projeto único, que estava na mente e no coração de todos os envolvidos e que permitiu que chegássemos aonde chegamos. 

Agora estamos no momento de colocarmos tudo o que já fizemos no papel, e aprimorarmos ainda mais o nosso projeto com a participação de toda comunidade escolar. Desta forma permitiremos que o nosso SONHO possa se multiplicar por todo o interior do país TRANSFORMANDO VIDAS. 

Conto com cada um de vocês no desenvolvimento de nosso PPP para que tenhamos um projeto verdadeiramente vivo e que traduza toda nossa cultura, identidade, aspirações e inspirações” Makerley Arimatéia.

 

 

Tags: APOGEU, Projeto Político-Pedagógico

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR