Apogeu News

O APOGEU em destaque
Potencializando SONHOS e construindo um futuro MELHOR

Potencializando SONHOS e construindo um futuro MELHOR

Desde 2016, Rede de Ensino APOGEU, padrinhos e madrinhas se reúnem em prol de financiamentos de bolsas de estudos. Ao todo, mais de 250 vidas já foram transformadas mediante a iniciativa.

 

A Educação tem valor intangível e inigualável, pois representa a melhor forma de promoção, de transformação e desenvolvimento social. Ela é importante não apenas para a construção profissional, mas também para a formação ética, moral e cidadã. Mas, de que forma seria possível alcançar esse patamar, levando em consideração o fato de que a maioria das pessoas não possui acesso à educação de excelência e efetivamente transformadora?

            O Projeto TRANSFORMAR surge exatamente em resposta a esse questionamento. Há quatro anos, foi idealizado como uma oportunidade de desenvolvimento para alunos que amam estudar, com alto potencial acadêmico e que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

Em 2016, ano que marcou o início do projeto, foram 54 bolsas distribuídas entre estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, incluindo o pré-vestibular.  Já em 2017, 65 alunos foram contemplados com a bolsa. No ano seguinte, outros 67 e, este ano, 69 novos estudantes foram selecionados. E o objetivo é aumentar a cada ano essa estatística!


Aluno João Pedro, contemplado no TRANSFORMAR, já contabiliza diversas conquistas acadêmicas - Foto: Divulgação



Os resultados em aprovações em olimpíadas, concursos e vestibulares, análise comparativa de notas e avaliação pedagógica são indicadores que apontam o sucesso da iniciativa. O aluno João Pedro Chamhum é um dos contemplados do projeto e relembra com gratidão a oportunidade alcançada. “Meu maior sonho é seguir carreira na Física, me tornando pesquisador na área de física de partículas ou astrofísica. Acredito que, se não fosse pelo APOGEU e pelo TRANSFORMAR, eu nem sequer teria esse sonho, pois foi graças a eles que eu conheci a Astronomia, área que quero seguir, por meio da Olimpíada de Astronomia de que participei em 2016, ano em que entrei no projeto”, afirma o estudante, que só este ano já conquistou três aprovações em concursos militares.

Mediante a iniciativa, os estudantes ainda são estimulados a aderirem a práticas voluntárias e trabalhos sociais. Assim, desenvolvem habilidades de liderança e se tornam cidadãos capazes de transformar e melhorar o ambiente no qual estão inseridos.

 

Conheças as Diretrizes do TRANSFORMAR

  • ·        Gestão administrativa – captação de alunos, aplicação de metodologia de análise socioeconômica e de mérito acadêmico e gestão do projeto.
  • ·        Gestão psicológica – análise e acompanhamento do processo de desenvolvimento e adaptação dos alunos.
  • ·        Gestão pedagógica – construção da proposta pedagógica complementar e acompanhamento do desempenho dos alunos.

 Infográfico — Foto: Divulgação

Infográfico — Foto: Divulgação

 

Processo Seletivo

Para concorrer às vagas do Projeto TRANSFORMAR, o candidato deve, obrigatoriamente, estar devidamente matriculado, no ano de 2019, em uma unidade escolar na rede pública ou privada, possuir média global mínima de 70% em seu boletim escolar (somatória da nota final obtida dividida pelo número de disciplinas) e ainda apresentar toda a documentação solicitada no Questionário Socioeconômico (QSE).

            As inscrições para 2020 serão realizadas pela internet, exclusivamente no site APOGEU.com.br. O processo é composto por cinco etapas consecutivas e eliminatórias: inscrição, prova presencial, avaliação socioeconômica (QSE), entrevista com os responsáveis e individual, e teste de raciocínio lógico e personalidade. O resultado final do processo é divulgado no e-mail informado por cada candidato.



 Alto desempenho acadêmico e vulnerabilidade socioeconômica são alguns critérios para oferta da bolsa — Foto: Divulgação

 

A aprovação no projeto concede os seguintes benefícios:

  • ·        Bolsa de estudos no percentual aprovado de acordo com a avaliação socioeconômica;
  • ·        Auxílio com material didático, quando necessário e aprovado na avaliação socioeconômica.
  • ·        Acompanhamento de profissionais especializados.

 

Seja um padrinho/madrinha

Em 2016, MakerleyArimatéia, diretor geral da Rede de Ensino APOGEU, e Antônio Arbex, atual presidente da associação, deram o pontapé inicial para a concretização de um sonho antigo: o TRANSFORMAR. Agora, a mesma oportunidade de transformar vidas por meio da Educação também se estende aos parceiros, objetivando a formação de uma rede de pessoas que acreditam na Educação.

O projeto já conta com o apoio de professores interessados na proposta, que oferecem uma atenção especial aos alunos TRANSFORMAR. Eles ainda indicam aqueles estudantes que realmente demonstram interesse e vontade pelos estudos e, geralmente, estão deslocados do grupo na escola pública de origem.

Outro parceiro essencial para o sucesso do projeto é a família do estudante, ator fundamental no aceite e no incentivo ao estudante para o acompanhamento e a sua manutenção no programa. Ela é responsável também por custear a parcela da mensalidade não contemplada com bolsa, valor que, mesmo simbólico, é considerado de extrema importância na demonstração da real preocupação e interesse da família em investir nos estudos e, consequentemente, na formação da criança ou adolescente.

            A parceria dos Padrinhos e Madrinhas também é de suma importância e essencial para a manutenção do projeto. Trata-se de pessoas interessadas em apoiar educação em Juiz de Fora por meio da disponibilização de ideias, força de trabalho e recursos financeiros para o financiamento de bolsas de estudo, de transporte, de material didático e/ou de alimentação, sejam elas pessoas físicas, organizações privadas, públicas e até mesmo o terceiro setor. Empresas como: Grupo Emedia, Chalan Malhas, SLM Contabilidade, Vagalume Produções, Moinho Center JK, Inter Construtora, JUPEL e muitas outras já abraçaram a iniciativa.

 

Para saber mais sobre o TRANSFORMAR, clique AQUI e assista ao vídeo.

Tags: Rede de Ensino APOGEU, APOGEU, Transformar

APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR