Apogeu News

O APOGEU em destaque
Pism: O jeito mais fácil de ingressar na UFJF

Pism: O jeito mais fácil de ingressar na UFJF

Saiu o tão esperado edital do Pism (Programa de Ingresso Seletivo Misto) 2019! E este ano ele vem com uma importante novidade! Além de Juiz de Fora, Governador Valadares, Muriaé e Volta Redonda, que já recebem o Programa, pela primeira vez Petrópolis (RJ) desponta como mais uma opção para os candidatos da região.

Neste ano, as provas acontecem nos dias 30 de novembro e 01 de dezembro. Quem quiser cursar música realizará as provas de habilidades específicas no dia 8, 17 e 18 de dezembro. O edital completo do Pism 2019 está disponível no site da UFJF. 

 

Não há dúvidas! O Pism se consolidou como a forma que mais facilita o processo de ingresso na UFJF. Por isso, reunimos algumas dicas para que os candidatos alcancem a tão sonhada aprovação!

Confira:

 

  • As inscrições são exclusivamente online entre o dia 5 e 26 de agosto. Fique de olho para não perder o prazo!
  • Está proibido que os candidatos entrem no local de prova com lápis. Canetas aceitas apenas de tinta azul ou preta. Confira antes da prova se sua caneta funciona e, de preferência, leve mais de uma. 
  • Entre os dias 19 de novembro e 1 de dezembro o aluno pode acessar no site o Comprovante Definitivo de Inscrição, no qual constam informações sobre o local de prova do inscrito. É recomendável que o documento esteja impresso e em mãos na hora de entrar para a prova.
  • A UFJF tem guias disponíveis em locais estratégicos onde as provas vão acontecer. Mas, é recomendável que o candidato visite antes o lugar e chegue com 40 minutos de antecedência no dia da prova. 
  • Os cadernos da prova poderão ser levados pelos candidatos ao final da prova.



A Prova 

 

  • São três etapas: uma por ano, com o conteúdo apenas do ano letivo do aluno em cada edição. 
  • A primeira prova representa 240 pontos no resultado final, a segunda prova representa 360 pontos na pontuação geral e a prova final vale 700 pontos na pontuação final. Os valores são cumulativos. 
  • Módulo I e II: No primeiro dia os alunos realizam provas objetivas e discursivas com conteúdo de língua portuguesa, química, matemática e geografia. No segundo dia, os temas das provas objetivas e discursivas são literaturas, biologia, física e história.
  • Módulo III: São provas de cunho objetivo com o mesmo formato para todos os candidatos e provas discursivas específicas para a área de conhecimento dos candidatos a partir da escolha do curso. 
  • Para calcular o resultado e obter a pontuação final basta seguir a seguinte fórmula: (pontos do módulo I) × 2 + (pontos do módulo II) × 3 + (pontos do módulo III) × 5.
  • As notas do módulo III ficam disponíveis no dia 7 de janeiro de 2020 e dos módulos em I e II  10 de março de 2020. A nota das provas de habilidades específicas tem resultado divulgado em 24 de setembro deste ano.
  • São 2303 vagas e o aluno pode escolher entre 76 cursos nos campi Juiz de Fora e Governador Valadares. 

 

Prepare-se desde já!

 

Nossas turmas de Intensivo para o Pism e o ENEM já estão a todo vapor! E estamos animados para ter você em uma delas, seja no período da manhã ou noite. Para isso, o APOGEU segue concedendo condições bem atrativas no processo de matrículas. Cadastre-se e garanta o melhor custo-benefício da cidade.

Tags: Enem, Pism, UFJF, Colégio APOGEU

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR