Apogeu News

O APOGEU em destaque
Nota oficial - Coronavírus

Nota oficial - Coronavírus

Data de Publicação: 16/03/2020 17:36:00

Na semana passada enviamos uma circular informando sobre o novo Coronavírus (COVID-19). Nosso contato hoje é para que possamos esclarecer quais serão os passos da Rede de Ensino APOGEU para os próximos dias.

Uma das questões que mais está afligindo aos pais é a paralisação das atividades acadêmicas. Parar as aulas não é mais uma questão de escolha e sim uma orientação para que possamos preservar a saúde dos nossos alunos e de seus familiares, consequentemente da população.

A Rede de Ensino APOGEU se coloca à disposição das famílias e tomará as seguintes medidas.

Salientamos que as unidades parceiras possuem autonomia para garantir outras medidas preventivas, de acordo com a realidade de cada localidade.

Paralisação das aulas (inclusive dos projetos integrais) a partir desta quinta-feira, 19 de março, garantindo mais um dia para que as famílias possam se organizar em como fazer com os filhos, já que a orientação é não deixá-los com os avós, caracterizados como grupo de risco.

O retorno das aulas está previsto para o dia 23 de março. Contudo, a Rede de Ensino APOGEU aguarda eventuais informações e orientações dos órgãos educacionais competentes quanto à essa questão.

Na quarta-feira estaremos com as escolas abertas para receber alunos que, porventura, os pais ainda não tenham conseguido se organizar.

Entre hoje e quarta-feira, as famílias que já optarem por não trazer os filhos podem ter a certeza de que iremos garantir que nenhum aluno fique pedagogicamente prejudicado, entendendo que estamos vivendo um momento atípico.

As reposições das aulas e seus conteúdos (inclusive avaliações e simulados) serão informados assim que os órgãos oficiais que regulamentam o funcionamento das escolas se pronunciarem.

Em algumas cidades onde o APOGEU atua, as unidades atenderão às orientações do Município. Em caso de dúvidas, entre em contato com sua unidade e informe-se.


Optamos por manter as aulas no dia de hoje, 16 de março, para que pudéssemos aguardar recomendações oficiais dos órgãos competentes. Também gostaríamos de deixar claro que não há motivo para pânico, porém, precisamos tomar medidas de prevenção, o que estamos fazendo desde o início, quando o assunto começou a ser tratado. 

Em nossas unidades, durante estes dias, estamos seguindo as determinações:

não teremos aperto de mãos, abraços e beijos, os cumprimentos físicos serão restringidos, o que não quer dizer que deixaremos de acolher nossos alunos de maneira afetuosa;

também estamos organizando nossos intervalos para que aconteçam de forma separada, evitando aglomeração dos alunos;

outra medida importante é que cada aluno traga sua garrafinha de água, pois evitaremos o uso de bebedouro;

lavar as mãos com sabão como determina a medida de prevenção;

a limpeza dos locais da escola está sendo intensificada e os ambientes estão sendo mantidos com janelas e portas abertas, deixando-os mais arejados;

os alunos estão recebendo orientação da equipe pedagógica e discutindo o assunto com seus professores para que os esclarecimentos possam ser oferecidos e para que possamos trabalhar, cada vez mais, desenvolvendo a consciência crítica de todos; 

Nossa restrição nesse momento é com alunos que tenham viajado para o exterior e/ou mantido contato com pessoas que viajaram, além daqueles que apresentam quadro de gripe. Para estes alunos a orientação é que não venham à aula e fiquem em casa, sob cuidados.

Em relação aos nossos colaboradores, também estamos tomando medidas de prevenção, com o objetivo de cuidar do nosso time de maneira a garantir o bem-estar de todos.

Acreditamos que se todos tomarem as medidas de precaução determinadas pelo Ministério da Saúde conseguiremos minimizar os efeitos da Pandemia. Cremos ainda que o maior combate a um desafio de saúde pública é a educação da população sobre o assunto e a prevenção de forma efetiva, por isso, enquanto espaço de disseminação de conhecimentos, a Rede de Ensino APOGEU esclarece sobre o assunto e conta com a colaboração de todos para, juntos, enfrentarmos mais este desafio e nos fortalecermos enquanto comunidade educativa.


Assim que tivermos novas informações atualizaremos nossa posição.


Atenciosamente,

Equipe APOGEU.


Tags:

APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR