Apogeu News

O APOGEU em destaque
Entenda como as habilidades sociemocionais podem transformar a educação de crianças e jovens

Entenda como as habilidades sociemocionais podem transformar a educação de crianças e jovens

   Qual é o melhor lugar para se falar de emoções? Na escola! Acredite, desenvolver as habilidades socioemocionais tem sido uma arma poderosa na formação integral dos alunos, capaz de impactar diretamente o futuro profissional da criança. A constatação vem despertando a atenção de educadores, psicólogos e demais profissionais envolvidos nessas áreas. 

    Em Juiz de Fora, a Rede de Ensino APOGEU segue apostando nessa ideia, que desponta como mais uma ferramenta para transformar vidas. Sob a denominação de Laboratório Inteligência de Vida, o projeto promove experimentos focados nos sentimentos. Ao longo da carreira acadêmica, outros propósitos vão sendo incorporados ao Laboratório, como o trabalho voltado para o autoconhecimento, relacionamento, empatia, tomada de decisões pessoais e profissionais.


Laboratório Inteligência de Vida Apogeu


    Inserido na matriz curricular desde 2017, o LIV tem mostrado sua importância quando o assunto é desenvolver habilidades de maneira estruturada e cuidadosa. Não é uma aula convencional, não há provas. É um espaço onde é permitido falar, onde todos os sentimentos são acolhidos. 

    Para além da fala, trabalha-se a escuta ativa, a proatividade, o estímulo ao trabalho em grupo, através de diferentes formatos de aula: dinâmicas, projetos, jogos e leituras focados na reflexão e no pensamento crítico.

    E as ações também se estendem aos responsáveis. Em conjunto, trabalha-se o livro “Tenho Monstros na Barriga’, da autora Tonia Casarin, que possibilita um espaço de discussão sobre os sentimentos dentro de casa.

    A certeza da efetividade das ações vem sendo evidenciada através da fala dos próprios pais, que já observam os benefícios proporcionados aos filhos.  “O Henrique sempre foi um excelente menino, mas percebo que o LIV o fez ainda mais humano, mais responsável e companheiro”, ratifica Joelma de Lima Passos Coelho, mãe de Henrique Passos Coelho, estudante do 6º ano. 

    Já na visão de Lílian Silveira, mãe da aluna Lara Silveira Cordeiro, o LIV é um complemento dos valores que os pais ensinam dentro de casa. “O Laboratório vai ao encontro de todos os nossos esforços enquanto pais. A Lara entende que o que trabalhamos em casa, também é salientado na escola e isso tem sido muito importante”, afirma.

    Para o diretor pedagógico do APOGEU, Rafael Alves, “os objetivos do LIV estão estreitamente alinhados com a proposta da Rede de proporcionar ao aluno o desenvolvimento integral por meio de uma formação ética e autônoma. E vai além, na medida em que otimiza os relacionamentos dentro e fora da escola. Assim, transbordamos o projeto para todos os âmbitos da vida dos estudantes”, finaliza.


Entenda os benefícios para o aluno

Melhora o desempenho acadêmico

Auxilia na superação de desafios

Promove o trabalho em equipe

Diminui o índice de violência

Estimula escolhas responsáveis e saudáveis

Encoraja o convívio com as diferenças

Reduz ansiedade e depressão

Previne o Bullying


Educação Infantil: lidando com emoções básicas

    Inspirado na teoria do psicólogo americano Paul Ekman, pioneiro no estudo das emoções e expressões faciais, o LIV trabalha com as emoções básicas com os alunos da Educação Infantil: medo, alegria, tristeza, raiva e amor.

    As crianças são apresentadas a situações vividas em seu dia a dia por meio de histórias. Ao longo da leitura, a utilização de fantoches abre o caminho para a conversa, deixando as crianças mais à vontade para compartilhar suas experiências. Neste contexto, existem três personagens principais: Juno – um guaxinim protagonista do livro “Juno: Um passo fora do Oco”, Mel – a ovelha do livro “Mel e o Livro Dourado”, e Lupe – um hipopótamo do livro “Lupe e a Casa Amarela”.


O LIV na Educação Infantil Apogeu



Ensino Fundamental: desenvolvendo habilidades emocionais

    Além do autoconhecimento, amplamente trabalhado na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I as atividades ganham três outros importantes pilares da teoria do psicólogo Daniel Goleman: autorregulação, relacionamento e empatia. Nessa parte tiramos do projeto do Eleva? Nesse momento, a abordagem é diversificada, uma vez que os alunos já são capazes de reconhecer e nomear sentimentos mais complexos, como o ciúme, a frustração, a animação e o arrependimento.


O LIV no Ensino Fundamental I Apogeu


    No Fundamental II, os estudantes são apresentados a diferentes disciplinas e professores, iniciando um processo de maior cobrança em relação ao estudo formal. Em paralelo, vivenciam um momento repleto de transformações: a adolescência. Nesse contexto, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais torna-se ainda mais indispensável, facilitando a relação interpessoal, intrapessoal e a prática de novos desafios do século XXI.

    O currículo para essa faixa etária é pautado em seis habilidades principais: perseverança, criatividade, comunicação, proatividade, pensamento crítico e colaboração. Para auxiliar no desenvolvimento das competências, os professores trabalham com temáticas e ferramentas conectadas com a linguagem dos alunos. Por isso, as aulas se dividem em jogos, projetos e séries audiovisuais, engajando-os ainda mais no processo de desenvolvimento.

Aplicação do LIV na sala de aula


Ensino Médio: aprendendo a fazer escolhas

    A adolescência é um período em que o aluno começa a tomar suas decisões pessoais e profissionais. Em alguns casos, isso gera uma enorme ansiedade e angústia. É justamente neste aspecto que o APOGEU, por meio do Laboratório Inteligência de Vida, enxerga a Educação como uma grande oportunidade para preparar o indivíduo para essa importante etapa da vida, transformando o seu potencial em possibilidades.

    Busca de informações, reflexões e troca de ideias com o grupo são algumas das atividades que auxiliam o estudante no seu processo de autoconhecimento, nas possíveis escolhas profissionais, tornando o processo de decisão mais consciente.


LIV no Ensino Médio





Tags: educação infantil, educação, ensino médio, ensino fundamental, apogeu, colégio apogeu

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR