Apogeu News

O APOGEU em destaque
A presença da Física no dia a dia

A presença da Física no dia a dia

Data de Publicação: 21/06/2017 12:23:00

Falar ao telefone, utilizar o computador, esquentar comida no microondas, andar de carro. Você já parou para pensar no quanto a Física faz parte do seu cotidiano?

Acredite, ela está mais presente do que você imagina!

Primeiramente, vale a pena ressaltar que a Ciência tem papel fundamental na construção humana, abrange o campo social e filosófico e de forma sistemática e adequada transfere a linguagem científica e seu letramento para a sociedade.

O objetivo? Fazer com que a comunicação entre os homens se torne libertadora e com menos restrições ao indivíduo em sua sociedade.

O mestre de Física da Rede de Ensino APOGEU Diego de Souza Moreira explica que a Física faz parte dessa grande gama de conhecimento libertador e está a nossa  volta diariamente. “Neste exato momento, por exemplo, o ato de você poder ler esse texto envolve a luz que reflete e chega aos seus olhos provocando inúmeros processos físicos, químicos e biológicos para que o ambiente em que você está inserido seja melhor interpretado e vivenciado”, destaca.


A todo momento você está imerso no mundo da Física. Confira algumas situações:

 

1 – Carro

 

Ao dirigir um carro, por exemplo, você percebe o movimento, velocidade e aceleração do veículo e como essas grandezas refletem no seu corpo.

 

2 – Ar-Condicionado

 

No ar-condicionado, a Termodinâmica é utilizada para retirar calor do habitáculo e transportá-lo através de um fluído refrigerante.

 

3 – Garrafa Térmica

 

Internamente, as garrafas térmicas são compostas por uma ampola de vidro com dupla parede espelhada, entre as quais existe vácuo. Essa estrutura reduz a troca de calor entre o líquido e o meio externo, uma vez que, impede que a troca seja feita por irradiação (devido ao espelhamento), por convecção (devido ao vácuo) e por condução (vidro é um mal condutor térmico).

 

4 – Roupas no varal

 

Você já parou para pensar que as roupas no varal secam mais rápido com a presença de vento? As roupas no varal secam porque a água presa entre as fibras dos tecidos passam do estado líquido para o gasoso. A velocidade do ar sobre a superfície – ou o vento – produz uma menor pressão hidrodinâmica. E, quanto menor a pressão, mais rápida é a mudança de um estado para o outro.

 

5 – Pão duro

 

Você já reparou que o pão fica duro de um dia para o outro, caso não esteja guardado em um saco plástico? Isso acontece, porque a maciez do alimento está diretamente relacionada à quantidade de água presente em seu interior. O plástico é impermeável. Portanto, ele impede a saída de água do pão por evaporação. Sem o plástico, a água evapora e, consequentemente, o pão fica duro.

 

6 – Chama da Vela

 

Os gases expelidos pelo pavio da vela ficam muito quentes e, por isso, acabam subindo. Isso faz parte de um fenômeno físico chamado convecção, que ocorre em líquidos e gases. Se a vela for colocada de cabeça para baixo, a convecção continua acontecendo fazendo com que os gases quentes subam e a chama fique para cima.

 

7 – Celular

 

Os celulares utilizam o princípio da propagação de ondas, especificamente as microondas.

 

8 – Lua e Marés

 

A posição da Lua interfere nas marés devido à lei da gravitação universal. A Terra atrai a Lua e a Lua atrai a Terra. Quando a Lua atrai a Terra, acontece a deformação das partes sólidas e líquidas do planeta. Portanto, essa atração acaba interferindo nas marés.

 

9 – Controle Remoto

 

A radiação eletromagnética é o princípio utilizado nos controles remotos para controlar à distância equipamentos eletrônicos. Os controles emitem radiação na faixa do infravermelho com comprimento de onda entre 1 milímetro e 1 micrômetro. Ao acionar um dos botões, o controle remoto emite pulsos longos e curtos que representam um código binário convertido pelo aparelho receptor.

Ao receber os sinais, o aparelho os decodifica e realiza a operação que foi solicitada.  




Os fenômenos ao seu redor podem ser interpretados sob a luz das Ciências. Quando você olha para o céu e vê milhares e milhares de estrelas e planetas percebe que somos apenas um grão de areia de uma imensa praia do universo e como os astros se organizam e regem a nossa existência com seus imensos campos gravitacionais. Tudo isso ainda se mostra um grande mistério e uma grande curiosidade do homem de entender e aprender de onde viemos e para onde vamos! 


 

 

 

 

Tags: APOGEU, Física, Cotidiano

APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR