Apogeu News

O APOGEU em destaque
Qual é a fórmula do sucesso nos estudos?

Qual é a fórmula do sucesso nos estudos?

 

 

Qual é a fórmula do sucesso nos estudos?

 

Ser aprovado no vestibular ou concurso dos sonhos é a razão para você ler esse texto e buscar maneiras de se preparar com qualidade.

Primeiramente, você deve entender que é necessário sonhar grande sempre, já que sonhar pequeno dá o mesmo trabalho. Esse conselho, aliás, foi dado por Jorge Paulo Lemann, ex-aluno de Harvard, um dos maiores empresários do mundo e que sabe como ninguém o que é alcançar o sucesso!

É importante ressaltar que qualquer aluno é capaz de ter sucesso nos estudos e, consequentemente, conseguir a sonhada aprovação. Para que isto aconteça, não existe nenhuma fórmula mágica! Na verdade, existem três fórmulas (que não são nada mágicas) bastante simples e aplicáveis: planejamento, criação do hábito de estudos e ensino de alto nível.

Para você entender o que estamos dizendo na prática, confira abaixo a fórmula do sucesso de três jovens:

 

Foco no Resultado

Possibilidade de servir à pátria, ascensão profissional, estabilidade, boa remuneração. Foram vários os motivos que despertaram em Leonardo Jaguaribe o sonho de ingressar na carreira militar!

Mas, o início não foi fácil! Além de enfrentar um processo seletivo concorridíssimo, ele precisava passar pela fase do “estudar muito”.

A ação inicial de Leonardo foi a adoção do hábito de estudos. Para isso, contou com o apoio da equipe pedagógica do curso que, além de ajuda-lo com o planejamento, atuou na montagem de um cronograma individual.

Outra fase foi o FOCO NO RESULTADO, responsável por direcionar toda a preparação de Jaguaribe para a prova da Escola Preparatória de Cadetes do Exército.

10 anos depois, incluindo muita dedicação, o sonho está mais do que concretizado! Leonardo Jaguaribe Silva atualmente é 1º Tenente do Exército e no fim deste ano se tornará Capitão.

Seu principal conselho? Sonhe alto, mantenha o foco e nunca desista dos seus objetivos!

  

Redação Nota 1000

 

19 de janeiro de 2018 foi um dia muito aguardado pelos estudantes brasileiros. A data havia sido agendada pelo MEC para a divulgação das notas do Exame Nacional do Ensino Médio 2017.

Pouco antes da liberação dos resultados, a comissão do Ministério deu uma notícia que chamou a atenção: em 2017, apenas 53 estudantes em todo o território nacional atingiram a nota máxima na redação.

Entre os 53 brasileiros estava Bárbara Lima!

A estudante, no Colégio APOGEU desde o 6º ano, mentalizava um sonho, ou melhor, uma profissão: MEDICINA!

Por isso, após a conclusão do Ensino Médio, optou por fazer o curso Pré-Vestibular para uma preparação mais intensa e direcionada. Durante um ano, a palavra “ENEM” ecoou na mente da Bárbara e mudou a sua rotina de estudos.

Além da dedicação total e da preparação consistente, a estudante seguiu um planejamento que privilegiou uniformemente todos os conteúdos exigidos no exame.

Um exemplo disso foi a redação. Com o projeto oferecido pelo curso, Bárbara fazia um texto por semana, seguindo as diretrizes do edital. As redações passavam por uma banca de professores especialistas que, após a correção, mostravam individualmente os erros e acertos e os pontos que precisavam de melhoria.

Depois de muitos estudos, veio o sucesso: Nota 1000 na Redação do ENEM 2017 e aprovação no curso de Medicina da Universidade Federal de Viçosa e na Universidade Federal de Juiz de Fora.

 

Imagem

*Bárbara Lima – Nota 1000 na Redação do ENEM 2017 

 

14 aprovações em Medicina

 

Bernardo Parish tem apenas 17 anos e uma importante marca acadêmica: 14 aprovações em Medicina nas melhores universidades do país, incluindo a Universidade Federal de Juiz de Fora e a Faculdade de Medicina do Hospital Albert Einstein.

Além disso, o estudante conquistou o 1º lugar geral no vestibular da Suprema, uma das mais conceituadas faculdades de Medicina da região.

Foco nos estudos e muito empenho foram fatores determinantes para que Bernardo pudesse conquistar as 14 aprovações e escolher com calma a melhor universidade para trilhar o sonho de ser médico.

Alguns outros fatores desempenharam um importante papel na aprovação do Bernardo. Um deles é a tecnologia adaptativa, uma plataforma online disponível 24 horas com listas de exercícios e videoaulas que garantem a potencialização do aprendizado.

Outra ferramenta muito utilizada por Bernardo foi a monitoria no contraturno para esclarecimento de dúvidas e reforço dos conteúdos dados em sala de aula.

Mas, de acordo com o Bernardo, o principal ingrediente da sua receita de sucesso foi o número de simulados feitos ao longo do ano: no total foram 12! “Os simulados foram fundamentais para que eu pudesse praticar e conhecer o modelo das provas. A prática é sempre o melhor treino. Por isso, é importante que o candidato faça muitos simulados”, ressaltou.

Um conselho que ele deixa para os estudantes que estão na mesma jornada? Determinação, foco e persistência. Esse é o caminho!

 

Imagem

*Bernardo Parish – 14 aprovações em Medicina 

 


Tags: Fórmula do sucesso nos estudos

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR