Apogeu News

O APOGEU em destaque
Cidade em Jogo: APOGEU realiza debate político com os candidatos ao Governo de Minas Gerais

Cidade em Jogo: APOGEU realiza debate político com os candidatos ao Governo de Minas Gerais

A Rede de Ensino APOGEU realizou no dia 22 de agosto, das 18h às 22h, um Debate Político com os candidatos/representantes de coligações que concorrem ao Governo de Minas Gerais, com o objetivo de esclarecer possíveis dúvidas e trazer à tona as propostas e anseios dos candidatos.

O Debate é fruto do projeto Cidade em Jogo, realizado no período de maio a junho, no qual os alunos do 2º ano do ensino médio puderam vivenciar, de maneira prática, a gestão pública de um município.

A última etapa do projeto culminou na realização do debate político, que ocorreu no auditório do Colégio APOGEU, Unidade Jardim Norte, e contou com a presença de 5 representantes que apresentaram, de forma democrática, as propostas dos candidatos ao Governo de Minas Gerais: representante Alessandro Backx do NOVO; candidata Dirlene Marques do PSOL; representante Gabrielly Cardoso do PSDB; representante Tadeu David do PT e; a vice candidata Victoria Mello do PSTU.

As propostas foram discutidas em 4 blocos. O primeiro com a apresentação das propostas dos candidatos. O segundo bloco possibilitou que cada candidato escolhesse um de seus concorrentes para realizar um pergunta, com possibilidade de réplica e tréplica. No terceiro bloco os candidatos responderam 5 perguntas elaboradas pelos alunos do colégio e as considerações finais foram realizadas no quarto bloco.

Na visão de Rafael Alves, diretor pedagógico da Rede de Ensino APOGEU e moderador do Debate, “projetos como este fazem parte da nossa proposta pedagógica, por entendermos que o debate e o diálogo são fundamentais para desenvolvermos uma visão crítica e definirmos nossas escolhas. Por meio da vivência como gestores públicos, os nossos alunos puderam perceber a sua complexidade e a importância das políticas públicas como catalisadoras do desenvolvimento social”.

Para a aluna Íris Lays, que este ano exercerá o seu primeiro voto, “o mais importante do projeto foi o envolvimento dos jovens na política, tanto para compreender melhor o nosso cenário político, como para tentarmos fazer a diferença naquilo que está ao nosso alcance”.


Imagem


Tags:

REDE DE ENSINO APOGEU – DOS PRIMEIROS PASSOS AO PRÉ-VESTIBULAR